![]() |
"A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração" (Charles Chaplin) |
"Dizem que o amor é a força mais poderosa deste mundo... Que o amor constrói vidas, entrelaça destinos, salva a alma, enriquece o espírito e une pessoas. Mas existe uma uma força ainda mais devastadora: "a força do Adeus".
O amor é algo que nasce em nossos corações; ás vezes por opção e na maioria das vezes acontece ao acaso. O adeus é uma força constante em nossas vidas. Uma força que não temos a capacidade de controlar, entender, compreender ou fugir. A todo o momento, o adeus está presente em nossas vidas, seja na transição de uma época para a outra, no partir de um querido, na mudança de um local ou até mesmo na simples virada de nossa rotina.
Ainda mais avassalador é quando o adeus vem acompanhado do amor, pois nos sentimos incapazes e inúteis ao ver que aquela pessoa, a quem escolhemos dar o nosso coração, já não quer mais fazer parte de nossa vida. É completamente frustrante ver um sentimento intenso crescer sem menos esperar e vê-lo partir no momento em que a gente menos espera. E, nesse momento, já não há mais o que fazer... Apenas aceitar e esperar que tudo passe e que tudo seja esquecido.
A destruição que esse poder causa em nossa vida é incalculável e as cicatrizes eternas. Vivemos no presente acreditando que tudo é pra sempre e que a eternidade está logo ali no dia seguinte, e nos esquecemos por completo que o adeus é iminente. Se amamos uma pessoa, um momento ou até mesmo um objeto significativo, temos que estar preparados para dizer adeus e aceitar que na verdade não somos donos de coisa alguma.
O adeus chega em nossas vidas quando a gente menos espera e quando a gente menos precisa dele. Surge de uma forma discreta e, de uma hora para a outra, transforma nossa vida em um verdadeiro caos. Achamos que somos fortes o suficiente e, que depois de tanto adeus, nenhum outro irá nos ferir; mas a cada nova despedida a dor se torna mais insuportável... Com o tempo a gente aprende apenas a esconder essa dor atrás de um sorriso. E o que resta em nossas lembranças é simplesmente a imagem do ser querido indo embora e o gosto amargo de uma lágrima que não para de descer pelo nosso rosto.
Não importa o quanto a gente ame, não importa o quanto a gente se dedique, não importa o quanto a gente corra ou tente se esconder; nem mesmo a mais resistente barreira que possamos criar em volta de nossos corações será capaz de segurar a tristeza de uma despedida, pois embora a gente possa contê-lo por um breve momento, tudo o que criamos irá desmoronar mais cedo ou mais tarde, pois não existe poder maior do que o poder do adeus."
* * *
O Poder do Adeus
by Madonna
Seu coração não está aberto, por isso eu devo ir
O encantamento foi quebrado, eu te amei tanto
A liberdade vem quando você aprende a deixar acontecer
A criação chega quando você aprende a dizer não
Você foi minha lição, eu tive que aprender
Eu fui sua fortaleza, você teve que queimar
A dor é um aviso de que algo está errado
Eu rogo a Deus para que a dor não seja longa
Você quer ir além?
Não há mais nada para tentar
Não há lugar para se esconder
Não há poder maior
Que o poder do adeus
Seu coração não está aberto, por isso eu devo ir
O encantamento foi quebrado, eu te amei tanto
Você foi minha lição, eu tive que aprender
Eu fui sua fortaleza...
Não há nada mais a perder
Não há mais coração para machucar
Não há poder maior
Que o poder do adeus
Aprenda a dizer adeus
Eu anseio em dizer adeus
Não há mais nada para tentar
Não existem mais lugares para se esconder
Não há poder maior
Que o poder do adeus
Não há mais nada a perder
Já não há nenhum coração para ferir
Não há poder maior
Que o poder do adeus.