domingo, 18 de agosto de 2019

Sobre relacionamentos

O que a maioria de nós leva para o relacionamento não é a plenitude, mas a carência. A carência implica uma ausência dentro de si... A carência é uma força poderosa, capaz de criar ilusões poderosas. Ninguém pode realmente entrar dentro de você e substituir a peça que está faltando. (Deepak Chopra)

"Algumas pessoas são criadas com a ideia de que precisam encontrar um parceiro para que não passem a vida sozinhas; como se você não fosse completo se não tivesse uma alma gêmea ao seu lado para compartilhar todos os seus sonhos e conquistas. E, dessa forma, a solidão (Que nem sempre é algo negativo) se tornou um monstro temido pela maioria das pessoas nos dias de hoje.

Cresci em uma família onde meus pais estiveram casados a vida inteira (Hoje eles têm mais de 40 anos juntos); assim como meus avós e alguns tios. Eu, particularmente, fui influenciado por aquela ideia de casamento, onde eu encontraria uma única pessoa e passaria o resto da minha vida com ela.

Antes de completar 20 anos, eu iniciei um relacionamento e passei então a experimentar pela primeira vez o que as pessoas chamam de vida à dois. Naquela época, a ideia de relacionamento era um pouco diferente da que temos hoje (e olha que foi há apenas 15 anos). A ideia de relacionamento era um somando na vida do outro sem ter a necessidade de trazer ninguém mais para dentro do relacionamento.

Os momentos íntimos eram mantidos apenas na intimidade, as conversas ficaram apenas entre os dois e não havia a necessidade de dividir com pessoas de fora aquilo que se vivia entre quatro paredes.

Basicamente, continuaríamos com a nossa vida da forma como sempre foi, porém dali em frente teríamos um compromisso de companheirismo. Onde espontaneamente dividiríamos todas as nossas conquistas, toda a nossa bagagem e iríamos atrás de novos sonhos.

Fui tomado pela ideia de que um casal nunca está sozinho. Que um precisa dar apoio incondicional ao outro, que tanto nos momentos bons quanto nos ruins o sentimento não iria diminuir. Como se precisássemos viver cegos com olhos apenas um para o outro. Mas não é isso que os livros e filmes nos passam? A ideia de que um relacionamento é quase uma obsessão.

Com o passar dos anos, a tecnologia acabou tomando o lugar do tradicionalismo e muitas das coisas que fazíamos cara a cara passaram a ser feitas através do toque em uma tela.

Tudo bem, eu também havia crescido com a ideia de que relacionamentos nem sempre dão certo, afinal eu também tinha alguns membros em minha família que haviam se separado e estavam bem.

Precisei adaptar um pouco a minha ideia de relacionamento e acabei por me moldar aos novos tempos. Confesso que não foi fácil de uma hora para a outra quebrar certas tradições e confesso que ainda tenho dificuldades em aceitar certos padrões em minha cabeça.

Com o passar do tempo, também, eu acabei percebendo que muitas das histórias que eu via em minha família, não eram tão fortes e tão felizes assim. 
O que prova que nem mesmo no passado a ideia do “felizes para sempre” era algo tão próximo quanto eu imaginava.

Não nego que após os trinta eu ainda acredito em amor eterno e em relacionamento onde só existam os dois. Porém, hoje em dia, as coisas estão tão fáceis, as opções tão vastas e a facilidade tão grande que muitos outros fatores acabaram sendo agregados ao valores antigos e acabamos por viver em uma sociedade que tem dificuldades em se prender a uma única pessoa quando existe um leque de possibilidade lá fora só esperando por um “match”.

Para justificar, criou-se a ideia de que a sociedade não é monogâmica e ficou mais fácil aceitar essa verdade do que lembrar que existe um grande prazer em se relacionar com apenas uma pessoa. Que ter um amigo (a), companheiro (a), namorado (a), marido, esposa em uma única pessoa, é um grande privilégio (Em alguns casos, é claro). No fundo, cada indivíduo precisa mesmo saber o que quer, se quer ser feliz sozinho, seja feliz sozinho. Se que ser feliz em um relacionamento, seja feliz em relacionamento. O que não pode é misturar as coisas. Viver com alguém é tão certo e prazeroso quanto viver com você mesmo e da mesma forma viver buscando em pessoas diferentes aquele sentimento de paz e tranquilidade sem compromisso.

Aos 35 eu percebi que na vida você tem que contar apenas com você, e ser feliz por isso. Isso não quer dizer que relacionamentos são falsos ou vazios; ou que namoro ideal não exista. Pelo contrário, temos também que viver nossos relacionamentos com ideia de que chegará um momento em que precisaremos tomar certas decisões sozinhos e que precisamos cuidar de nós mesmos e nos proteger sem a necessidade do poio de uma outra pessoa a todo o momento. E quanto mais rápido encararmos e aceitarmos esta ideia, as chances de nos decepcionarmos serão cada vez menores.

Viva com alguém e viva por você. Se relacione com alguém e se relacione em especial com o seu interior. Esse é o relacionamento mais verdadeiro que existe. Pois, quando você está em paz consigo mesmo, disposto a encarar o que vier (as vezes com ajuda e as vezes sem ajuda), você vai perceber que tudo aquilo que sempre precisou, estava em você o tempo todo e só você não havia notado.

Ame... Viva... Se entregue... Se apaixone... Brigue... Faças as pazes. Não esqueça o amor e não esqueça de que você pode amar e ser amado em retribuição, mas não evite agir em certas circunstâncias com medo de ficar sozinho, pois caso você ainda não tenha percebido, nascemos sozinhos e no final iremos fechar os olhos sozinhos."

*     *     *


Todos Nós Dormiremos Sozinhos
(by Cher)

Alguém, em algum lugar, apaga as luzes.
Alguém muito solitário enfrenta a noite.
Você tem de ser forte, quando estiver lá fora e sozinho.
Porque mais cedo ou mais tarde, todos nós dormiremos sozinhos.

Ninguém, em lugar algum, possui a chave do seu coração.
Quando o amor é uma posse, ele acaba com você.
Talvez você tenha amores por onde você vá,
Porém, mais cedo ou mais tarde, todos nós dormiremos sozinhos.

Os jovens, e os jovens de coração, esperam,
Mas a espera na alma nunca acaba.
Quando você sente que todo o amor está quase indo pelos ares
A independência chega
E noite afora eu vou!

Não faço promessas que não posso cumprir
Eu não quero ser prisioneiro das necessidades de alguém.
Talvez você tenha amores por onde você vá,
Porém, mais cedo ou mais tarde, todos nós dormiremos sozinhos.
Ooo, todos nós dormiremos sozinhos.

Sim, sim, todos dormimos sós, sim
E eu sei, eu sei, como você se sente,
Como se eu advinhasse o que voce quer dizer,
Porque todos nós dormimos sozinhos
Sim, todos dormimos sozinhos.
BEM VINDOS AO MEU BLOG, DEIXEM UM COMENTÁRIO!!!!!