terça-feira, 9 de abril de 2024

Leitura de Abril.2:


O Primeiro a Morrer no Final
by Adam Silveira

"O Primeiro a Morrer no Final" é uma explosão sombria que nos lança de volta ao universo controverso da Central da Morte. O famoso serviço que avisa aos seus clientes o seu dia final de vida. Aqui, somos arrastados para os eventos que antecederam "Os Dois Morrem no Final", testemunhando a criação da Central e as consequências que sua proposta desencadeou na população.

Neste livro, temos Valentino, o modelo que acabou de se mudar para um apartamento em Nova York após ser repudiado por seus próprios pais ao sair do armário, e Orion, um jovem assombrado por um passado trágico e um coração prestes a lhe pregar uma peça. O caminho dos dois acabam se cruzando na Times Square no dia do lançamento da Central da Morte. Após um telefonema, eles se veem mergulhando em uma corrida desesperada pela experiência mais intensa de suas vidas para fazer valer o seu dia final.

Mal pude conter minha ansiedade ao iniciar esta leitura, já que fui cativado pelo primeiro livro. A curiosidade me consumia: o que esse novo capítulo traria? A narrativa continuou me surpreendendo, com momentos de pura adrenalina, suspense e romance habilmente entrelaçados pelas mãos de Adam Silveira (sou fã da escrita dele). 

No entanto, achei a decisão de Valentino e Orion bem macabra, romanticamente macabra pra dizer a verdade. Eu poderia ser mais direto, mas prefiro evitar estragar a surpresa dos futuros leitores.

No desfecho, embora o livro não alcance a mesma originalidade do primeiro na questão do romance, ele brilha ao nos apresentar uma versão mais juvenil de nossos personagens favoritos da narrativa anterior. Recomendo esta leitura, deixando a mesma pergunta intrigante da resenha anterior: "o título é um spoiler ou uma pegadinha?"...A resposta aguarda aqueles que se atreverem a mergulhar nesta jornada única.

Nota: ★★★★_

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Leitura de Abril:

 

Os dois morrem no final
by Adam Silveira

Adam Silveira é um autor nascido e crescido no Bronx e responsável por um dos meus livros favoritos chamado "História é tudo que me deixou – (2017)". 

Quando tomei conhecimento do livro "os dois morrem no final" fiquei muito curioso para saber do que se tratava. E isso se deu por dois motivos: Um deles é que eu me apaixonei pela escrita do autor e o outro é pelo título incomum (Afinal, não é sempre que a gente lê um livro onde o título é um grande spoiler). 

Demorei alguns meses pra conseguir comprar esse exemplar, até que que finalmente chegou. Terminei ele em cinco dia. O resultado: o livro me surpreendeu muito.

Na trama, somos apresentados a central da morte, um serviço de atendimento responsável por avisar aos cidadãos quando chega seu último dia de vida. Eles simplesmente ligam e te informam que você vai morrer naquele dia, não importa o que aconteça. A partir dessa ligação, as pessoas ficam conhecidas como “terminantes” e têm algumas vantagens a fim de aproveitar seu último dia de vida, como desconto em lojas, atendimento preferencial em filas e outras coisas.

Um dos personagens principais se chama Mateo, um adolescente com um passado trágico, de característica mais reservada. Do outro lado temos Rufus, que também possui um passado sombrio, porém leva a sua vida de uma forma mais arriscada. Os dois recebem a temida ligação no mesmo dia e, apesar das improbabilidades, acabam cruzando o caminho um do outro graças ao destino.

Assim um acaba complementando a maneira de viver do outro, despertando novas emoções e sentimentos a fim de fazer valer aquelas últimas 24hs de vida.

Os personagens são muito bem explorados, o passado deles bem amarrado e o relacionamento entre os dois vai crescendo de forma tão natural que, ao fim do livro, nem fica aquela sensação de que eles se conheciam há apenas um dia.

O livro aborda um tema sensível para a maioria das pessoas que é justamente a forma como elas levam suas vidas, se estão realmente aproveitando cada segundo ou se apenas têm a falsa sensação de que estão aproveitando plenamente. Ao final fica aquela reflexão do que gostaríamos de fazer se soubéssemos que estamos vivendo o nosso último dia de vida.

Os personagens são muito fofos e bem desenvolvidos e as situações de risco na qual eles acabam se metendo dá uma certa apreensão; torcemos tanto pelos personagens que passamos o livro inteiro tentando descobrir se o título do livro realmente é um spoiler ou apenas uma pegadinha.

Super recomendo!

Nota: ★★★★★★★★★★★★★......

 


BEM VINDOS AO MEU BLOG, DEIXEM UM COMENTÁRIO!!!!!