"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida."
"Natal! Ah, o natal... Eu gosto do natal. Esta data já teve muito significado pra mim. Cada ano que se passa eu desenvolvo um sentimento diferente em relação a esta data. Já ri, já chorei, já fiquei bêbado, já estive rodeado de pessoas, já estive completamente sozinho, já fui feliz, já estive esperançoso e já estive depressivo durante os quase 30 anos de minha vida. Hoje eu sinto algo diferente. Sinto saudade! Não saudade das pessoas ou momentos que ficaram em algum lugar do passado, mas saudades, por perceber que, infelizmente, vai chegar o momento em que tudo vai estar tão diferente.
É tão bom chegar em casa e encontrar aquele costumeiro aroma das comidas típicas desta data. Os anos vão passando, mas nesta data tudo é sempre o mesmo. Pessoas desesperadas achando que não vai dar tempo de preparar tudo até o fim da noite, quitutes sumindo misteriosamente da mesa, luzes natalinas ligadas o dia todo, presentes espalhados pela árvore de natal e a família reunida ao redor da ceia natalina. Me sinto abençoado por viver estes momentos, e somente hoje eu percebi isso.
Antigamente as coisas eram diferentes, a energia era mais forte e as pessoas mais agitadas. Hoje eu cheguei em casa e reparei as mesmas pessoas, anos depois, ainda fazendo exatamente as mesmas coisas, na mesma sequencia, porém em um ritmo um tanto mais lento. Porém, embora o cansaço e a correria constante, eu vejo uma coisa que não mudou: "a felicidade". O prazer em preparar tudo e os olhos brilhando de emoção à meia noite ao som do estourar do champanhe, do som das taças ao primeiro brinde, do presentes sendo abertos.
Hoje eu me sinto feliz, muito feliz e realizado em viver estes momentos. Em ver o esforço de todos os meus queridos para que tudo saia perfeito. E sempre sai! Este é o verdadeiro espirito de natal; aquele sentimento que bate junto ao peito ao estarmos reunido à meia noite celebrando um nascimento. Mas não somente isso, pois nesta data também enchemos os nossos corações com esperança... Esperança de que a nossa vida também renasça que todos os sonhos sejam realizados. Não importa quanto tempo passe, não importa quantos natais sejam comemorados, não importa quantas marcas apareçam em nossos rostos e não importa o quanto o tempo torne as coisas mais difíceis. à meia noite tudo é esquecido e celebramos esta data como se fosse a primeira fez, com um sorriso no rosto, uma paz e alegria no c oração e com a esperança de que este momento se repita inúmeras outras vezes.
E não importa quantos anos a gente veja passar, sempre estaremos juntos celebrando este momentos da forma mais intensa possível! Pois assim é o natal e este é o sentimento que esta data sempre renova em nosso peito.
Desejo à todos um feliz natal e um próspero ano novo! E que o amor, a alegria, a esperança e a paz sejam constantes nesta data e em todos os outros momentos de nossas vidas!"
"E na manhã daquele dia, há exatamente dez anos, eu acordei me sentindo a pessoa mais feliz do mundo, prestes a realizar um grande sonho... Sonho este que fiquei aquele ano inteiro esperando. Pela primeira vez em minha vida eu iria assistir ao show da minha banda favorita: "Nightwish".
Eu ainda me lembro exatamente de tudo o que aconteceu ao decorrer daquela data. Na noite anterior eu planejei ter a melhor noite de sono da minha vida (até aquele momento) para poder passar uma noite tranquila no show. E quem disse que eu consegui dormir? A ansiedade era tamanha que passei a noite tendo sonhos sobre o show e, a todo momento, eu acordava com a sensação de que eu poderia perder o show.
Acordei naquela manhã, separei minha roupa (uma camisa da banda com o rosto da vocalista e uma calça preta, corrente pendurada no bolso) mochila com o ingresso, garrafa de água e um biscoito para não passar fome; e saí de casa aproximadamente às 16hs da tarde... Um grande erro. Cheguei aos portões do canecão perto das 18hs, e já havia uma enorme fila ali. Conforme os minutos se passaram, mais e mais pessoas chegavam na porta da casa de show.
Algumas horas mais tarde os portões foram abertos e meu coração acelerou como nunca. Assim que entrei no local, a emoção tomou conta de mim. Ao fundo do palco havia uma enorme bandeira com a imagem da capa do álbum ONCE (o álbum responsável por aquela turnê). Estava tudo tão perfeito, e eu ainda não conseguia acreditar que em instantes eu estaria diante daquela banda que, até então, eu só estava acostumado a ver pela televisão.
Então para delírio geral,as luzes se apagaram e a introdução da primeira canção ecoou por todo o salão. Nossa!!!!!!!!! Eu não consigo encontrar as palavras corretas pra descrever a emoção que eu senti quando, um por um, cada membro da banda foi entrando no palco. E, por último, entrou a vocalista, com uma roupa vermelha. Eu pulei muito, nunca antes eu havia me divertido daquela maneira.
Eu ainda estava incrédulo, boquiaberto, sem acreditar que eu finalmente estava vivendo aquele dia. Parecia tudo um sonho. Fui sozinho àquele espetáculo e mesmo assim aproveitei cada segundo.
Aquele foi, sem dúvida, o melhor show da minha vida. E, até hoje, eu não consigo explicar por que eu ainda sonho com aquele dia. Não foi simplesmente pelo fato da banda estar executando o set list com perfeição, mas alguma dentro de mim estava diferente naquela noite. Acho que eu nunca suei tanto quanto naquele dia. Até cheguei a passar mal de tanto calor que estava fazendo ali dentro. Aí, olhei mais uma vez para o rosto de cada um ali no palco e me afastei um pouco da multidão, onde eu pude terminar de assistir ao espetáculo de uma forma mais tranquila, porém pulando na mesma intensidade de antes.
Algumas horas mais tarde, a banda anunciou a última canção da noite e eu cheguei até a chorar. Porém, ao perceber que aquela seria a música que encerraria o melhor dia da minha vida, eu aproveitei ela da melhor maneira possível, ainda mais do que aproveitei qualquer outra música daquela apresentação.
Assim, no final daquela noite, a banda se despediu do público e se retirou do palco, deixando milhares de fãs com um largo sorriso no rosto. Continuei tirando fotos. Na saída havia um cartaz com a foto da vocalista e, acima dos portões da casa de shows, havia uma grande faixa anunciando o espetáculo. Aquele foi, sem dúvida alguma, a realização de um sonho. Um momento mágico. Voltei o caminho todo com as lembranças queimando dentro de mim. Eu fechava os olhos e ainda era capaz de sentir as batidas de cada canção ecoando dentro do meu peito.
Cheguei em casa naquela madrugada e foi mais uma noite que eu não consegui pregar os olhos. Foi um sonho? Foi realidade? Vivi aquilo tudo? Sim, eu havia realizado um sonho, não somente de ter visto minha banda favorita ao vivo pela primeira vez, mas ter vivido a noite mais diferente da minha vida; a noite em que eu não me importei em ser diferente, a noite em que eu deixei minhas preocupações e vergonha de lado, e gritei, e pulei, e cantei e chorei de uma forma que eu jamais havia feito antes, e de uma forma que eu jamais fiz depois daquele dia.
Aquela noite estará sempre gravada em minha memória. Dez anos depois, eu ainda consigo me lembrar de tudo como se fosse ontem. Posso ver os rostos, os sorrisos, sentir as batidas e sentir toda aquela emoção novamente.
Na semana seguinte ao dia do show, coloquei minhas fotos para revelar, e passei aquele dia todo ansioso por viver aquela noite novamente através das minhas fotos. Quando fui pegar minhas fotos, recebei a notícia: "Suas fotos saíram todas queimadas", me disse o atendente e, sem que eu me desse conta, aquele foi o momento em que a minha vida realmente começou!
"Tão bom morrer de amor! e continuar vivendo...(Mario Quintana)"
"Ah, o amor... Uma coisinha tão delicada pelo seu nome, mas tão poderosa em sua essência. Quando sofremos uma decepção, a gente deixa de acreditar no amor e na bondade das pessoas; e todos os bons momentos que este sentimento já nos proporcionou são esquecidos repentinamente. Mas quando o encontramos novamente na forma de um novo sorriso, o amor torna-se a coisa mais perfeita que existe. É maravilhoso estar apaixonado. Sorrir e receber um sorriso em retribuição. É maravilhoso poder encontrar alguém que queira estar do nosso lado. É inexplicável o sentimento de poder acordar disposto a lutar por alguém, de querer viver um pouco mais para estar ao lado de quem a gente gosta, de estar rodeado de pessoas e se importar com apenas uma. É gostoso matar a saudade através de um beijo, de uma carícia, de um abraço. Ah, o amor... De repente tudo começa a fazer sentido, os questionamentos são esquecidos e o mundo se torna um lugar melhor. A gente fica envolto em uma força inexplicável, como se fossemos capazes de fazer qualquer coisa, como se nada fosse impossível. Ah, o amor... Não importa o quanto a gente se afaste dele, sempre que o reencontramos a gente se sente novamente em casa. É maravilhoso estar apaixonado, é maravilhoso ainda ter o dom de amar e ser feliz. A gente passa tanto tempo esperando por esse momento e quando ele finalmente acontece o peito parece explodir. O amor deveria ser recíproco na mesma intensidade e em ambos os corações. É simplesmente prazeroso poder gritar aos quatro cantos que se ama incondicionalmente e essa é a forma mais pura de amor, aquele que nos faz bem simplesmente por existir em nosso peito, aquele que não se espera nada em troca... Aquele que mesmo que não dure a vida toda se torna eterno enquanto existir... E assim a gente volta a amar, e assim a gente volta para casa."
Existem inúmeras canções de amor nesse mundo; uma mais linda que a outra. E, embora grande parte seja parecida, cada um tem sua canção de amor especial, aquela que faz o coração estremecer, a mente viajar e a saudade aumentar. Hoje eu dedico este post a uma canção especial... Uma canção que tem me feito amar:
* * *
Me sinto em casa
Algo em seus olhos, faz com que eu queira me perder
Faz com que eu queira me perder nos seus braços
Tem alguma coisa em sua voz que faz meu coração disparar
Espero que este sentimento dure pelo resto da minha vida
Se você soubesse como minha vida tem sido solitária
E há quanto tempo estou tão sozinho
Se você soubesse o quanto eu queria que alguém aparecesse
E mudasse minha vida do jeito que você mudou
E eu me sinto em casa, eu me sinto em casa
Parece que eu estou voltando todo o caminho de onde eu vim
E eu me sinto em casa, eu me sinto em casa
Parece que estou de volta para onde pertenço
Uma janela quebra na rua escura
E uma sirene toca na noite
Mas estou bem, porque tenho você aqui comigo
E quase posso ver que há uma luz em meio à escuridão
Se você soubesse o quanto este momento significa para mim
E quanto tempo esperei pelo seu toque
E se você soubesse o quanto você está me fazendo feliz
Nunca pensei que amaria alguém tanto assim
E eu me sinto em casa, eu me sinto em casa
Parece que eu estou voltando todo o caminho de onde eu vim
Você estando longe ou perto, grande parte dos meus pensamentos e vontades consistem simplesmente em estar ao teu lado. (Janderson G. Anjos)
"Certas situações em nossas vidas nos fazem acreditar que
parece tão difícil se relacionar com determinadas pessoas. De alguma forma elas
não conseguem se fazer entender e, da mesma maneira, a gente parece não ser
compreendido. Porém, em raras e especiais ocasiões, acabamos por encontrar
pessoas que parecem falar diretamente com os nossos corações. Eu chamo essas
pessoas de anjos.
É inexplicável a forma como certas pessoas conseguem se tornar
inesquecíveis em nossos corações com apenas uma palavra e um toque, aquele
toque tão carinhoso que nos faz chorar. Quando encontramos esses anjos, tudo
parece se encaixar bem. As conversas tornam-se naturais, o sorriso sincero e o
beijo completo. Por um momento nossos corações passam a bater de uma forma
diferente e única, no mesmo ritmo.
Mas e o depois? O dia seguinte é a parte mais crítica,
aquele momento em que um simples passo errado pode arruinar tudo. Como agir
nesse momento? Como controlar a força que cresce a cada segundo dentro do nosso
peito. Como deixar de lado a vontade de estar sempre perto, a vontade de mais
beijos e de mais abraços? Como não se apaixonar de cara por um anjo, quando no
primeiro encontro ele se mostra uma pessoa tão diferente e especial?
Às vezes a gente fecha os olhos e tenta voltar àqueles
momentos, às vezes a gente até chega a questionar se tudo aquilo realmente aconteceu,
pois com tanta tragédia acontecendo à nossa volta, a gente deixa de acreditar
que ainda existam anjos por ai. Como esquecer um momento tão especial, a sensação
de ser levado até o céu? É impossível comparar quando você encontra na sua
frente tudo aquilo que você sempre desejou.
Como fazer esse anjo aceitar que ele é nossa alma gêmea?
Como fazer que os mesmos pensamentos sejam recíprocos? Todo mundo já encontrou
aquela pessoa especial que julga ser sua alma gêmea e muitos sofreram grandes
decepções com essas almas gêmeas; chegando a acreditar que nunca seria capaz de
amar de novo ou que o conto de fadas acabou definitivamente. Mas, em minha opinião,
alma gêmea é aquela que nos faz sorrir por dentro e por fora, que nos tira
daquela prisão de auto isolamento que o sofrimento nos encarcerou, aquela
pessoa que nos inspira, nos motiva, nos faz sentir saudades e que nos faz esquecer
o quanto já sofremos em nossa vida...
Às vezes demoramos
muito pra achar nossa alma gêmea, e às vezes encontramos no primeiro encontro.
Então o meu conselho para todos aqueles que estão
desesperados, que já não acreditam na magia ou no amor é o seguinte: “não parem
de acreditar”. Certa vez ouvi que quando a gente quer algo o universo inteiro
começa a conspirar para que aquilo se realize; e comigo aconteceu.
Não deixem de acreditar na magia, em almas gêmeas, em histórias
de amor e menos ainda percam a vontade de continuar tentando, pois ainda
existem anjos por aí disfarçados na forma do mais puro e caloroso sorriso e
esses anjos serão capazes de mudar a sua vida, assim como eu encontrei um anjo
vindo diretamente do céu que com apenas um olhar foi capaz de mudar a minha."
(Essa é minha pequena homenagem à você, que fez o meu
coração cansado voltar a cantar, obrigado por ter me feito andar na rua com um
sorriso de orelha a orelha, você não sabe o quando está sendo especial pra mim ‘E.’)
* * *
Algo Como Você
by 'N Sync
Tantas vezes
eu pensei que eu a tinha em minhas mãos
Mas como grãos de areia
O amor escorregou pelos meus dedos
Tantas noites
eu pedi ao Senhor
por favor me dê sorte o suficiente
Para encontrar um amor que dure
Algo fica me dizendo
Que você poderia sera resposta das minhas orações
Você deve ser o mandado do céu
Eu juro
(Refrão)
Porque algo acontece quando você olha pra mim
eu esqueço de falar
Algo acontece quando você me beija
meus joelhos se enfraquecem
Pode ser verdade, você é quem Deus mandou pra mim
porque querida, eu não acredito que algo como você
"Há ilusões perdidas mas tão lindas que a gente as vê partir como esses balõezinhos de cor que nos escapam das mãos e desaparecem no céu." (Mario Quintana)
"O amor é um sentimento incondicional que foi feito para ser
eterno. É algo doce, mágico, lindo e inesquecível. Estamos tão habituados a
relacionar esta palavra com outras igualmente boas, que se torna difícil aceitar
que o maior sentimento do mundo não passa de uma ilusão... Que, no fim das
contas, ele não foi feito pra durar para sempre e que, constantemente, somos
obrigados a aceitar o adeus que está a nos espreitar a cada esquina.
Todo mundo já teve um grande amor em sua vida. Alguém por
quem passamos a viver e a dedicar nossos sonhos; porém, existe um momento em
nossas vidas que devemos despertar, nos libertar de todas as ilusões e nos
preparar para aceitar a verdade: “Quanto mais você ama, mais você vai sofrer”.
Certos rumos são tomados mesmo que a gente não queira. E, em um determinado momento, percebemos que foi a escolha das outras pessoas que nos
trouxe onde estamos agora... E não nos restou sequer a chance de decidir, apenas
seguir o julgamento delas.
Demora até a gente perceber que certas coisas não são como
imaginávamos; e, nesse meio tempo, a gente acaba abrindo o coração de uma forma
sincera e completa, esperando que o amor incondicional o preencha... Na maioria
das vezes ele só é preenchido por mentiras e tristezas. Como acreditar que algo
bom pode sair de tudo isso, uma vez que não somos capazes de enxergar o final
feliz no fim dessa trilha?
O amor é um disfarce para a despedida, passamos tanto tempo
acreditando que vai durar e nos esquecemos de aproveitar cada momento; e,
quando menos esperamos, tudo acaba... Sempre acaba. É muito difícil voltar a
amar como se amava antes. Depois de tanta tristeza, as barreiras em nossos
corações começam a ser erguidas para que não sejamos obrigados a passar o resto
de nossas vidas navegando em um rio de lágrimas, como um prisioneiro deste sentimento
incompleto... Não correspondido.
Dessa forma, mesmo em lágrimas, a gente disfarça o medo com um
sorriso, transforma o sonho do futuro em
“viver o presente” e deixa de lado os desejos mais intrínsecos de nosso ser.
Não vou ser hipócrita a ponto de afirmar que eu não fui feliz. Pelo contrário,
fui muito feliz, conheci pessoas que fizeram coisas por mim que nenhuma outra
seria capaz de fazer e durante todo o momento em que amei, eu fui feliz.
A gente até fica bem quando tudo acaba... Achamos que estar
sozinho é melhor. Até que um simples acontecimento – seja este uma música, uma
carta ou vislumbre de um amor do passado – é o suficiente para começar a
derreter todo o gelo, trazendo à tona todos aqueles sentimentos e todos aqueles
medos novamente. Nesse momento que ficamos perdidos, sem saber como encontrar
as razões para viver. Na maioria das vezes não sentimos a mente tão sã da forma
que costumava ser e não somos capazes de acreditar que apenas uma única palavra
de quatro letras foi capaz de causar isso tudo em nossas vidas.
O amor é uma ilusão. É acreditar que é pra sempre quando
acaba no dia seguinte; é ouvir um sussurro na brisa e perceber que não existe
ninguém chamando; é viver os melhores momentos de sua vida e perceber que eles
agora não passam de lembranças; é conhecer uma pessoa especial, fazer parte da
vida dela e depois ver esta pessoa se transformar em um estranho; é sorrir
verdadeiramente e então passar o resto da vida procurando uma razão pra voltar
a sorrir; é estar acostumado a ter uma mão segurando as lágrimas e depois se
afogar nelas; é ver os melhores dias do passado se tornar cinzas ao vento; é
sonhar um sonho que não se vive acordado; fazer um desejo e depois não lembrar-se
do que foi pedido; é afastar os medos momentaneamente para vê-los voltar mais
forte do que nunca.
O amor é realmente o sentimento mais forte que existe nesse
mundo e, igualmente, o sentimento mais destruidor... Tudo é uma grande ilusão.
O amor não passa de uma grande ferida que sangra sem parar a cada batida de
nossos corações.
Uma vez me disseram que só se ama uma vez na vida; isso
também é uma ilusão. A gente continua
amando enquanto o nosso coração estiver forte pra suportar toda a dor da
despedida. Mas a nossa verdadeira história, o nosso conto de fadas, esse sim só
se vive uma vez... Embora a gente saiba que o melhor seria esconder o nosso
coração, ainda passamos uma vida inteira esperando pela virada repentina na
roda do destino.
E assim somos condenados a passar o resto de nossos dias
sonhando, desejando, esperando... e sofrendo! "
"Não vá pelo caminho que te conduzem. Ao invés disso, siga por onde não há caminho e deixe a sua própria trilha"
(Ralph Waldo Emerson)
"Há muito tempo existiu um coração puro que nunca havia
experimentado o amor e menos ainda as dores de uma traição. Em um determinado
momento, nas curvas da estrada da vida, alguém surgiu da imensidão do horizonte
e lhe mostrou coisas que ele jamais havia conhecido. Um mundo completamente
diferente daquele a qual o coração estava habituado. O tempo foi passando e
quando este coração acreditou que tudo seria pra sempre e que seria o momento
certo de abandonar sua zona de conforto, ele sofreu uma enorme queda.
Conforme foi rolando a ladeira da desilusão, ele ficou sujo,
cheio de lama e feridas... Completamente desfigurado, já não mais sabia qual
era seu propósito e jurou jamais se render facilmente uma segunda vez. E assim,
durante algum tempo, ele permaneceu sozinho no escuro; sujo demais para brilhar
e cansado demais pra subir aquele longo caminho novamente. Então ele
habituou-se àquela nova realidade. Tudo parecia mais fácil e as feridas, embora
ainda expostas, já não doíam tanto. Dessa forma ele renunciou ao mundo.
E eis que, no momento de maior desespero, quando toda sua
esperança parecia ter se dissipado, mãos calorosas tocaram-no e o coração
voltou a pulsar; o coração já se sentia em um mundo perdido, sem forças pra
voltar ao que era antes. E assim, durante algum tempo, ele ignorou aquelas mãos
que insistiam em confortá-lo.
Com o passar dos dias aquele toque tornou-se o aquilo que
lhe dava energias. O coração ainda não era capaz de entender como aquelas mãos
puras e limpas insistiam em tocá-lo e como elas enxergavam beleza em meio a
tanto caos e sofrimento.
Dessa forma, ao poucos, ele foi ficando forte; as feridas já
não existiam e toda aquela sujeira havia sido deixada pra trás. O coração
tornou-se belo e cheio de vida novamente, envolto por uma força que ele já
acreditava não existir nesse mundo. Mesmo assim ele ainda estava inseguro e
desconfiado.
Foi no momento de maior felicidade que ele se deparou com o
primeiro obstáculo.
Ele estava tão puro e cheio de amor, não entendia como
poderia ser odiado daquela forma. Por que aquelas mesmas mãos que o salvaram
estavam tentando lhe empurrar pra longe? Mesmo assim ele ficou. O que sentia
era forte demais pra desistir. Ele lutou, chorou e sangrou.
Então o primeiro ponto da ferida se rompeu.
O coração venceu a batalha e tornou-se feliz novamente. Ele
estava apaixonado outra vez e, no fim das contas, aquela história de amor ainda não havia chegado ao
final.
As coisas estavam indo tão bem, aquelas mãos calorosas ainda
estavam presentes e o calor que vinha delas era algo bom... Acolhedor. O
coração estava tão cego de amor, que não havia percebido aquele ferimento que havia
começado a se romper dentro de si; e assim ele amou...
Até que o segundo obstáculo se fez presente.
O coração sentiu-se mal. Como ele podia estar diante de mãos
tão frias se foram elas que lhe lembraram que o calor do amor e da segurança
ainda existia? Ele foi insultado, humilhado e acusado de tanta coisa injusta.
Então o segundo ponto da ferida se rompeu e ele voltou a
sangrar.
Naquele momento ele olhou para o seu passado e percebeu que
talvez fosse melhor voltar à lama, pelo menos lá ele poderia ter se recuperado
completamente sem a ajuda de ninguém e não sentiria falta de algo que ele
ainda nem sabia que existia. Porém, de alguma forma, ele ainda enxergava o amor
e ainda não estava pronto para ir embora. E mesmo sabendo que tudo acabaria
novamente, ele decidiu que era hora de voltar a lutar.
Mas alguma coisa estava diferente dentro de si. Ele amava,
mas já não sorria; ele estava envolto pelo calor, mas já não se sentia
protegido; ele ainda ouvia o “eu te amo”, mas aquilo era tão fraco que já não
convencia. E, ainda por cima, tinha aquela ferida que havia voltado a sangrar.
E então ele fechou os olhos, entregou o seu caminho ao destino e rezou para que
tudo voltasse a ser como era antes.
E voltou! Por um breve momento ele voltou a viver tudo
aquilo novamente, a vida tornou-se menos complicada, ele já não precisava fazer
forças pra sorrir e, novamente, acreditou que tudo poderia ser pra sempre.
Até que o terceiro e último obstáculo se fez presente.
Daquela vez o coração já não se sentia forte para lutar
sozinho. Ele já havia batalhado duas vezes por aquele amor e, de certa forma,
precisa de uma prova de que não estava lutando sozinho. Em silêncio ele esperou
por uma resposta... Uma resposta que nunca veio.
E, no momento em que se preparava pra voltar à lama, o
coração foi envolto por uma força muito poderosa. Demorou um tempo até que ele
percebesse que tal força vinha de dentro de si. Antes de ser jogado novamente
no lixo ele percebeu o quanto estava forte e já não dependia de ninguém pra ser
feliz...
E naquele momento ele soube o que fazer.
O coração levantou-se virou as costas e permitiu-se dar a
volta por cima. Mesmo triste, ele sabia que poderia amar novamente. Às vezes ele
ainda fecha os olhos e sente aquelas mãos calorosas em torno de suas
lembranças. E ele chora, ele grita e ele pede pra voltar; mas sabe que tentou
tudo o que tinha pra tentar. Ele sabe que quem escolheu aquele caminho não foi
ele.
No fim das contas o coração finalmente aprendeu que deveria
buscar a trilha da felicidade sozinho... Em seu íntimo. E que deve permitir que
os outros participem de sua felicidade, porém jamais deixar que os outros sejam
o motivo dela. Uma coisa muito forte havia despertado dentro de si, o coração
se sentia mais seguro e mais confiante.
E foi somente quando o terceiro ponto se rompeu que ele
percebeu que já estava curado, a ferida cicatrizada e que ninguém jamais
poderia machucá-lo novamente.
E foi então nesse momento que ele finalmente aprendeu a ser
feliz!"
* * *
Escondendo Meu Coração
by Adele
Foi assim que a história aconteceu
Eu conheci alguém por acidente,
Isso me surpreendeu
Isso me surpreendeu
Foi o mais sombrio dos meus dias
Quando você tomou minha tristeza e levou minha dor
E as enterrou
Você as enterrou
E eu gostaria de poder deitar ao seu lado
Quando o dia acabasse
E acordar com seu rosto sob o sol da manhã
Mas como tudo que eu já conheci
Você vai embora um dia
Então vou passar minha vida inteira escondendo meu coração
Te deixei na estação de trem
E te dei um beijo na testa
Eu vi você acenando
Eu vi você acenando
Depois fui para casa, para os meus arranha-céus
Luzes de néon e papéis à espera
Que eu chamo de casa
Eu chamo de casa
E eu gostaria de poder deitar ao seu lado
Quando o dia acabasse
E acordar com seu rosto sob o sol da manhã
Mas como tudo que eu já conheci
Você vai embora um dia
Então vou passar minha vida inteira escondendo meu coração
Eu acordei sentindo o coração pesado
Vou voltar para onde eu comecei
A chuva da manhã
A chuva da manhã
Agora, apesar de querer você aqui
Aquela mesma velha estrada que me trouxe aqui
Me chama para ir para casa
Me chama para ir para casa
E eu gostaria de poder deitar ao seu lado
Quando o dia acabasse
E acordar com seu rosto sob o sol da manhã
Mas como tudo que eu já conheci
Você vai embora um dia
Então vou passar minha vida inteira escondendo meu coração
E não posso passar minha vida inteira escondendo meu coração
"A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração" (Charles Chaplin)
"Dizem que o amor é a força mais poderosa deste mundo... Que o amor constrói vidas, entrelaça destinos, salva a alma, enriquece o espírito e une pessoas. Mas existe uma uma força ainda mais devastadora: "a força do Adeus".
O amor é algo que nasce em nossos corações; ás vezes por opção e na maioria das vezes acontece ao acaso. O adeus é uma força constante em nossas vidas. Uma força que não temos a capacidade de controlar, entender, compreender ou fugir. A todo o momento, o adeus está presente em nossas vidas, seja na transição de uma época para a outra, no partir de um querido, na mudança de um local ou até mesmo na simples virada de nossa rotina.
Ainda mais avassalador é quando o adeus vem acompanhado do amor, pois nos sentimos incapazes e inúteis ao ver que aquela pessoa, a quem escolhemos dar o nosso coração, já não quer mais fazer parte de nossa vida. É completamente frustrante ver um sentimento intenso crescer sem menos esperar e vê-lo partir no momento em que a gente menos espera. E, nesse momento, já não há mais o que fazer... Apenas aceitar e esperar que tudo passe e que tudo seja esquecido.
A destruição que esse poder causa em nossa vida é incalculável e as cicatrizes eternas. Vivemos no presente acreditando que tudo é pra sempre e que a eternidade está logo ali no dia seguinte, e nos esquecemos por completo que o adeus é iminente. Se amamos uma pessoa, um momento ou até mesmo um objeto significativo, temos que estar preparados para dizer adeus e aceitar que na verdade não somos donos de coisa alguma.
O adeus chega em nossas vidas quando a gente menos espera e quando a gente menos precisa dele. Surge de uma forma discreta e, de uma hora para a outra, transforma nossa vida em um verdadeiro caos. Achamos que somos fortes o suficiente e, que depois de tanto adeus, nenhum outro irá nos ferir; mas a cada nova despedida a dor se torna mais insuportável... Com o tempo a gente aprende apenas a esconder essa dor atrás de um sorriso. E o que resta em nossas lembranças é simplesmente a imagem do ser querido indo embora e o gosto amargo de uma lágrima que não para de descer pelo nosso rosto.
Não importa o quanto a gente ame, não importa o quanto a gente se dedique, não importa o quanto a gente corra ou tente se esconder; nem mesmo a mais resistente barreira que possamos criar em volta de nossos corações será capaz de segurar a tristeza de uma despedida, pois embora a gente possa contê-lo por um breve momento, tudo o que criamos irá desmoronar mais cedo ou mais tarde, pois não existe poder maior do que o poder do adeus."
* * *
O Poder do Adeus
by Madonna
Seu coração não está aberto, por isso eu devo ir
O encantamento foi quebrado, eu te amei tanto
A liberdade vem quando você aprende a deixar acontecer
É incrível a capacidade com a qual a música consegue interferir em nossas vidas e nos ajudar a lembrar de vários momentos do nosso cotidiano. Os momentos vividos são mais gostosos de serem lembrados ouvindo uma bela melodia que faz nosso coração estremecer. Eu sou um amante da música, vivo a maior parte do dia criando minha própria trilha sonora; e por muitas vezes acabo me perguntando: O que seria do mundo sem a música?
É surpreendente ver o quanto podemos viajar em apenas três, quatro ou quinze minutos de uma canção, e perceber que cada momento de nossa vida sempre esteve e estará embalado por alguma melodia. O que eu acho mais curioso em relação a música é o fato de um único cantor ser capaz de produzir emoções diferenciadas em nossa alma.
Seguindo esse pensamento, hoje eu dedico esta postagem a uma grandiosa cantora que faz parte do meu cotidiano e da minha trilha sonora pessoal: ‘Anneke Van Giersbergen’. Sua voz esteve presente nos momentos mais importantes e intensos de minha vida. Gostaria de convidar a quem quer que esteja lendo este blog a embarcar em uma inesquecível e prazerosa viagem musical.
Anneke Van Giersbergen, é uma cantora, compositora, guitarrista e pianista holandesa que ficou mundialmente conhecida ao ingressar na banda de rock progressivo/alternativo 'The Gathering' entre 1995 e 2007. Após este período, Anneke deixou a banda e fundou seu próprio projeto com o nome de ‘Agua de Annique’ e no ano de 2010 passou a lançar seus álbuns com seu próprio nome. A cantora também possui inúmeras participações em outras bandas e projetos.
Eu separei as músicas que mais marcaram minha vida. As músicas mais pessoais e as que mais gosto de toda a carreira de Anneke ao longo dos anos.
É praticamente impossível começar a falar de sua carreira sem mencionar a sua fase no The Gathering. Passei um longo período sem escutar as músicas desta grandiosa banda. Recentemente encontrei em suas canções belas melodias que me ajudaram a passar por diversas situações e letras que me proporcionaram o conforto que eu precisava e que pareciam falar diretamente com minha mente e coração.
Vou começar a falar do álbum 'Madylion' (1995). Este disco marcou a entrada de Anneke no The Gathering. A primeira canção que eu ouvi deste cd (e a primeira que escutei da banda) foi a maravilhosa 'In Motion #2'. Essa é uma das músicas mais profundas que já escutei ao longo de minha vida e conta com uma melodia única e atmosférica. Certamente você jamais encontrará outra música que te transmita os sentimentos que esta canção irá transmitir.
♫♪ “…This blood in my body runs for you
Drink my tears as I cry
My heart and my mind crave for you
Drink my tears as I cry…”♪♫
Do mesmo álbum, eu indico a canção 'Strange Machines'. Esse é um dos clássicos da banda e é a canção que eu mais gosto de ouvir na voz de Anneke. É uma música feita para você fechar os olhos e viajar em sua melodia e letra. Afinal de contas quem não gostaria de construir uma máquina e viajar através dos tempos, presenciar acontecimentos históricos e ter o poder de mudar o rumo dos acontecimentos. Seria maravilhoso!
♫♪“…Could it be that my dream would come true
Building a machine that would actually do
What I want it to do
I wanna do centuries in a lifetime
And see it with my eyes
Watch Jesus rise, if he ever did
Flying...”♪♫
A canção a seguir está no álbum. ‘Nighttime Birds’ (1997) e se chama ‘Confusion’. Esta música só veio fazer parte de minha vida nos últimos dias, onde eu mais precisei expressar meus pensamentos e sentimentos através de uma canção. Ironicamente, eu acho que esta entrou em minha vida em um dos meus períodos de maior confusão entre meus pensamentos e eu.
♫♪”…Sometimes it is better to lay
don't you think?...”♪♫
O álbum seguinte chamado ‘How To Measure a Planet’ (1998), trouxe à minha vida canções muito belas das quais eu tenho um carinho especial por duas delas.
A primeira se chama ‘Red Is a Slow Colour’. Esta música também fala sobre pensamentos confusos. Ás vezes, eu tenho a sensação de que minha cabeça parece girar sem rumo algum. E tudo se tornou mais fácil quando passei a enxergar meus próprios pensamentos apenas como um espectador; como se minha cabeça fosse uma galeria escura e sombria repleta de pinturas confusas. Assim eu aprendi a observar estes pensamentos e tentar organizar todo o caos.
♫♪”…The black house in in my street
looks too dark just to go inside
But when I do
I cannot move because of
the mess in the hallway
The picture on the wall is chaotic
I don't want to look at it
But when I do
I cannot speak because of
the confusion in my head…”♪♫
A segunda música se chama ‘Rescue Me’. Eu tenho minha própria interpretação para esta canção. É como se estivéssemos humildemente pedindo ajuda nos momentos de mais desespero. É quando desejamos que os bons momentos de outrora viessem nos buscar e nos levar de volta ao tempo quando tudo parecia mais simples. Não sei se faz muito sentido, mas é o que esta canção significa pra mim.
♫♪…”All I want
is to be where you are
Wisdom
will nurse you
Pass your sense
on to me
Weigh my hands
And help me…”♪♫
Ainda falando dos tempos do ‘The Gathering’, eu tenho mais três canções que não poderiam faltar.
A primeira delas está no álbum ‘If Then Else' (2000) e se chama ‘Saturnine’. Este álbum possui letras profundas. Saturnine é uma canção muito linda e triste, cheia de emoções e repleta de sentimentos.
♫♪ “…Whatever on earth possessed you
To make this bold decision
I guess you don't need me
While whispering those words
I cried like a baby
Hoping you would care
You don't need to preach
you don't have to love me all the time
You don't have to preach all the time…”♪♫
A canção 'You Learn About It' tirada do álbum ‘Souvenirs’ (2003) é mais uma das maravilhosas canções que tive o prazer de conhecer na voz de Anneke. Às vezes a gente não consegue entender o significado de tudo o que acontece em nossa vida. Mas com o tempo a gente acaba percebendo que no fim das contas, quando tudo está resolvido, toda aquela situação nos ensinou lições grandiosas. Com o passar dos dias a gente acaba aceitando que tudo acontece por um motivo e que todas as dores são uma forma de aprendizado; este é o sentimento que tenho quando escuto esta canção.
♫♪ “Now that we're through
the hell with you
We don't mind
We just give it a sigh
We hardly knew
what you were capable
of doing
But why don't you give it a try
Oh, you learn about it
Oh, you harvest (untill you can make no more)
All that's eating inside
All that's eating inside…”♪♫
E a última das músicas que eu gostaria de compartilhar desta fase da carreira da Anneke, foi tirada do álbum ‘Home’ (2006) e se chama ‘Alone’.
♫♪ “…Now you see me
Getting better
I'm right here on this plate
And i'll make it
A bit heavier
By growing all the way…” ♪♫
Virando este capítulo e com uma nova sonoridade, Anneke nos presenteou com seu novo projeto: Agua de Annique. Apesar das mudanças, uma coisa continuou da mesma forma: “Canções profundas e capazes de transmitir sentimentos poderosos a nossos corações e mente”. A exemplo disso, eu indico as seguintes canções tiradas do seu primeiro trabalho, 'Air' (2007):
A bela ‘Beautiful One’, abre este CD de uma forma espetacular. As variações de timbres, aliadas à majestosa forma de interpretação da vocalista transformaram esta simples canção romântica em uma verdadeira obra de arte.
♫♪ “…Beautiful One
Your hair shines in the sun
I wish I'd never left
The wind intwines our hair
Our words get swept through the air
I wish I never left…” ♪♫
A igualmente bela ‘Day After Yesterday’ mostra como o tempo passa em uma relação e como as coisas que antes eram perfeitas (às vezes) acabam tomando um rumo inesperado. No fim das contas tudo acaba, o sentimento muda e a vida segue em frente. Esta é uma das minhas canções favoritas.
♫♪ “Today is the day after yesterday
And yesterday didn't go so well
My love came down and assured me:
Sit down I have something to tell
When I met you my eyes hurt
That is how beautiful you are
I don't suposse I could feel this way
If I still have you by my side…”♪♫
Ainda do mesmo CD, eu indico a canção ‘Sunken Soldiers Ball’; a música tem uma balada triste e uma letra melancólica. Porém tal combinação a tornou uma criação única e especial. Só a música em si já é capaz de dizer tudo.
♫♪ “…I guess the best thing that I could do
is to sail
Away from this sunken soldiers ball
Away, do you remember me at all?
I have no better words than "Thank you and goodbye"
I wish I didn't have to see our love die…” ♪♫
Anneke também lançou um álbum acústico ao vivo, em parceria com ‘Danny Cavanagh’ (guitarrista e vocalista da banda inglesa ‘Anathema’) no dia em 10 de setembro do ano de 2009. Neste álbum, chamado 'In Parallel', estão presentes canções do Agua de Annique, The Gathering e Anathema.
Mas a melhor canção deste cd é um cover e chama ‘Songbird’, Esta canção ficou simplesmente perfeita na voz de Anneke e não é a toa que esta é a faixa mais executada em meu player até o momento.
♫♪ “For you there'll be no crying
For you the sun will be shining
'Cause I feel that when I'am with you
It's alright, I know it's right
To you, I would give the world
To you, I'd never be cold
'Cause I feel that when I'm with you
It's alright, I know it's right
And the songbirds keep singing
Like they know the score
And I love you, I love you, I love you…” ♪♫
Ainda desta gravação acústica, tem mais duas canções das quais eu gosto muito:
‘Jolene’ - Me divirto com a letra dessa música, isso é o que eu chamo de indireta. Esse cover ficou ótimo.
♫♪ “…Well I can easily understand
How you can easily take my man
But you don't know what he means to me Jolene
Well you could have your choice of men
But I could never love again
He's the only one for me Jolene
And I had to have this talk with you
My happiness depends on you
And whatever you decide to do Jolene…” ♪♫
‘A Natural Disaster’ - Esta canção pertence originalmente à banda Anathema. Porém, esta versão ficou igualmente bela, poderosa e inesquecível.
♫♪ “…Cause no matter what I say
No matter what I do
I can't change what happened
I can't change what happened
No matter what I say
No matter what I do
I can't change what happened
I can't change what happened…”♪♫
No ano de 2009, e ainda com o Agua de Annique, Anneke lançou o CD ‘Pure Air’. Este álbum conta com algumas canções do ‘Air’ e alguns covers de outros artistas.
O primeiro cover é a canção ‘The Blower's Daughter’. Uma ótima balada de ‘Damien Rice’ que ganhou uma nova roupagem com a bela voz de Anneke. Tão linda e hipnótica.
♫♪ “And so it is
Just like you said it would be
Life goes easy on me
Most of the time
And so it's
The shorter story
No love, no glory
No hero in her sky…” ♪♫
O segundo cover é a canção ‘Ironic’ de ‘Alanis Morissette’. A letra desta música é uma das melhores letras que eu já ouvi. Esta versão ficou tão boa quanto a original. Vale a pena conferir. A música fala das ironias que cercam o nosso cotidiano.
♫♪ “…Well life has a funny way of sneaking up on you
When you think everything's okay and everything's going right
And life has a funny way of helping you out when
You think everything's gone wrong and everthing blows up
In your face...” ♪♫
O último álbum de Anneke com o Agua de Annique foi o ‘In Your Room’ (2009). As composições continuaram profundas e as canções tão maravilhosas quanto as canções anteriores.
Deste álbum, a minha preferida é ‘Wonder’. Uma canção tão bela e tão simples...
♫♪ “…I took a breath, looked at your door,
The times that I've been here before.
Your smiling face, your warm embrace,
Those days are not here anymore…”♪♫
A última canção desta fase que eu gostaria de compartilhar se chama ‘Home Again’. Eu interpreto esta canção com se ela fosse dedicada às pessoas que deixaram seu mundo pra trás em busca de algo novo, mas que em determinado momento de suas vidas se viram obrigadas a largar tudo e voltar às origens. Ou seja, voltar pra casa novamente.
♫♪ “…The stormy day is here today
To guide me back home
The stormy day a cloud away
To guide me back home
Home again
Home again
Home again…” ♪♫
O álbum ‘Everything Is Changing’ (2011) foi o primeiro a ser lançado com com o nome de Anneke e, particularmente falando, este é meu CD favorito de toda a carreira solo dela. Este álbum esteve presente no momento que mais precisei de motivações e conforto para seguir em frente com meus planos e minha rotina. E esta motivação, por incrível que pareça, eu encontrei através das maravilhosas canções deste cd.
A primeira delas ficou por conta de ‘Feel Alive’ a música de abertura do álbum. Esta música é uma tímida mensagem de agradecimento às pessoas especiais que constantemente surgem em nossas vidas e conseguem nos salvar de uma forma como nenhuma outra consegue. O clipe é simples e emocionante; e mais ainda quando você consegue notar o que eu notei.
♫♪ “…I feel alive, you saved my heart
I lost control
I feel alive, you saved my mind
I wanted you to know
I'm holding on the fairytale
Of our embrace…” ♪♫
A música seguinte possui o mesmo título do cd da qual foi tirado. ‘Everything is changing’ é uma canção que fala sobre mudanças. Sempre que escuto esta música eu percebo que o mundo está mudando de uma forma tão rápida que ás vezes sinto não ser capaz de acompanhar estas mudanças.
♫♪”…My eyes search like birds scanning the city
Ants race like I am in slow-motion
Where's my place?
Everything is changing
Nobody is wanting to see
Clouds fold around me like a coat keeping me cozy
I realise I have to come down
These roots they will cure me
Everything is changing
Nobody is wanting to see
False hope raises in me a dark sense of violence
Your love is worth every hour
I lay down in silence…” ♪♫
‘1000 miles away from you’, é uma jóia rara. Uma canção que se destaca das demais. Tanto pela forma como é executada, quanto pelo peso e letra. Esta música fecha o álbum com chave de ouro.
♫♪ “…Here i am
A thousand miles away from you
I understand, i will have to deal without you
In the dark, forces run me down
The end, in the corner of my eye
A thousand miles away from you
A thousand miles…”♪♫
No ano de 2013 Anneke gravou uma canção maravilhosa que fez parte da trilha sonora do filme ‘&Me’. Esta canção é tão bela, profunda e teve uma grande participação na história da minha vida. A canção se chama 'Please Baby Don't'.
♫♪ “…Yes I've been known to have a few temptations
Out there on the road
And let's say hypothetically I've slipped and
Took a couple home
Girl I know that's not fair
You need someone who'll be there
So just get away before it's too late
and you're pain is too much to bear
Please baby don't (baby don't)
Don't fall in love with me…” ♪♫
E quando eu achava que não poderia mais me surpreender, eis que no ano de 2013 chega às lojas o álbum ‘Drive’. Este cd garantiu à Anneke o primeiro lugar na minha lista de artistas mais tocados no ano de 2013. Eu não me canso de ouvir esta obra prima. A sonoridade já não esta tão melancólica, porém as composições continuam grandiosas. Eu separei 03 grandes canções deste álbum.
A primeira delas é também a primeira faixa do cd e se chama ‘We Live On’. De certa forma esta canção me passa o sentimento de esperança, de que não importa o que aconteça, a vida continua seguindo em frente. E que o agora sempre é o momento de fazer o que é certo independente do que os outros possam pensar.
♫♪ “…All my life
Never really tried to make it all right.
I realise
That all this time
I could have done you right.
Put up the fight,
We’ll start tonight.
‘Cause we live on, we will be strong
And we don’t have to be alone.
‘Cause we live on, we’ve just begun
And we don’t have to hide anymore…”♪♫
Da mesma forma ‘Shooting For The Stars’, continua me transmitindo a mesma sensação da faixa citada acima. A sensação de que mesmo que a vida seja complicada, é aqui que estamos e é hora de se fazer notar e viver intensamente a vida que tivemos a benção de receber.
♫♪ “…They say life is complicated,
They say love is overrated.
Nothing is black or white.
And there’s no way we are gonna make it
Unless we no longer fake it:
We will be all right.
I don’t want to leave,
I want to live right here where we are.
Right now, now is where we are.
Reaching out that high, higher than the sky.
It’s always on my mind, it’s never gonna leave me blinded.
For the stars, shooting for the stars…”♪♫
A última canção que indico é também a canção que encerra seu mais recente trabalho. Esta se chama ‘The Best Is Yet To Come’ e me passa o sentimento de que não importa o quanto você possa achar que a vida não esta indo de acordo com seus planos, basta esperar pacientemente, pois o melhor certamente estará por vir. E o melhor sempre chega...
♫♪ “…'Cause the best is yet to come
You will never be like the other ones
Your life has just begun
You don't have to hide where you're coming from
Stand up and stretch out your arms
This life won't do you no harm
'Cause I'm the one
You can always count on…” ♪♫
Espero que vocês tenham gostado desta intensa viagem musical através da maravilhosa voz de Anneke Van Giersbergen. Existem outras músicas maravilhosas e igualmente grandiosas em sua carreira, porém eu escolhi as que fizeram parte dos melhores e mais intensos momentos de minha vida e as que de alguma forma significaram alguma coisa para mim. Esta é minha trilha sonora pessoal que eu tive o prazer de compartilhar. ;)