quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Leitura de Setembro:

 

O Sobrevivente quer Morrer No Final
by Adam Silvera

Sempre admirei as histórias de Adam Silvera. Desde o primeiro contato com sua escrita, me acostumei a acompanhar romances inspiradores, simples e envolventes e sem carregar pretensões exageradas. Essa relação se intensificou quando conheci o universo da Central da Morte.

No primeiro livro, “Os Dois Morrem no Final”, fui tomado por apreensão logo de início. O título parecia um spoiler, mas o enredo me surpreendeu pela forma inovadora de conduzir a trama. Os protagonistas foram muito bem desenvolvidos, e a conexão entre eles se deu de maneira natural, convincente e emocionante.

Já em “O Primeiro a Morrer no Final”, apesar de alguns pontos que me incomodaram, a experiência ainda foi positiva. O livro funciona como uma espécie de prelúdio, trazendo acontecimentos anteriores ao primeiro livro e apresentando novos personagens igualmente cativantes e bem construídos.

Porém, ao chegar ao terceiro volume, “O Sobrevivente Quer Morrer no Final”, a decepção foi inevitável. O livro possui mais de 600 páginas, mas não pela profundidade da trama, e sim pelo excesso. Muitos trechos soam repetitivos e não acrescentam em nada ao desenvolvimento da história, algo que inclusive foi apontado em outras resenhas que encontrei.

Outro aspecto que me incomodou foi a insistência em conectar essa narrativa às anteriores, principalmente ao segundo livro. Em vários momentos, essa tentativa pareceu forçada, enfraquecendo ainda mais a experiência.

O que mais me afastou, contudo, foi a sensação de estar lendo, em alguns trechos, um livro de autoajuda. Os novos protagonistas, Paz e Alano, não possuem o mesmo carisma dos anteriores. O relacionamento entre eles se mostrou morno e desinteressante, e nem mesmo a reta final conseguiu recuperar o fôlego esperado.

Talvez Paz e Alano funcionassem melhor em uma história independente, fora do universo da Central da Morte. Aqui, fica uma sensação de frustração. Para piorar, a última página trouxe uma revelação que, longe de causar surpresa, apenas gerou desconforto (sem spoilers).

Em resumo, enquanto os dois primeiros livros deixaram marcas positivas, o terceiro não conseguiu manter o fôlego. Adam Silvera continua sendo um autor que admiro, mas “O Sobrevivente Quer Morrer no Final” não alcançou o impacto que eu esperava.

Nota: ★★⭑⭑⭑

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDOS AO MEU BLOG, DEIXEM UM COMENTÁRIO!!!!!