"A flecha deixa de pertencer ao arqueiro, quando abandona o arco; e a palavra já não pertence a quem a profere, uma vez que passe pelos lábios."
(Heinrich Heine)
"Certa vez ouvi de uma pessoa, que muito admiro, que nós devemos tomar cuidado com as palavras que direcionamos para o próximo; pois nunca sabemos por qual momento aquela pessoa pode estar passando. Com base neste pensamento, descobri duas razões principais que validam a idéia acima.
A primeira de todas é simplesmente o fato de que a gente sempre conhecer a intenção daquilo que estamos falando, porém existem grandes chances de nossas palavras serem interpretadas da forma contrária a qual deveriam ser interpretadas. Às vezes acreditamos que as palavras que saem de nossa boca são coisas tão simples, mas acabam tomando grandes proporções e passam a se tornar armas a ferir o ouvido alheio.
A segunda razão, e a mais provável, é o de que nunca sabemos como anda o estado de espírito daquela pessoa a quem dirigimos o nosso comentário. Às vezes aquela pessoa já esta com a cabeça tão quente e cheia de problemas, que basta apenas uma única palavra mal interpretada para fazer com que tudo exploda; e quase sempre somos correspondidos de uma forma inesperada que nos pega de surpresa.
As palavras são uma poderosa arma que quando disparadas atingem a quem estiver na frente e não tem volta. O que fazer quando percebemos que nossas palavras feriram o próximo? Será que o melhor remédio seria somente pedir desculpas? O coração humano assemelha-se a uma folha de papel, que depois de amassada jamais perde suas marcas. Acredito que o mais provável seria tomar cuidado para não acabar “amassando” o coração de uma pessoa querida.
As palavras, elas ferem não somente a que as direcionamos, mas a todos que estão a nossa volta e são obrigados a receber estes estilhaços. Não vale apena arriscar um momento de distração, um momento de paz e felicidade, somente por acreditar que certos pensamentos precisam ser colocados em palavras e ditos em voz alta.
Sei que já feri pessoas com algumas palavras, às vezes de forma intencional, por não ter sido sábio o suficiente para perceber que aquele não era o momento certo. Assim como também sei que já fui ferido por palavras, e muitas destas pessoas sequer notaram o quanto elas me atingiram. Por isso, preste bem atenção nas coisas que você diz, nas palavras que você direciona, nos pensamentos que você tem; saiba que tudo tem o seu momento certo e seja sábio para distinguir qual é a hora exata de abrir a boca.
Antes de ferir alguém com alguma brincadeira, coloque a mão na consciência e pergunte a si mesmo se aquele seu pensamento vale realmente a pena ser ouvido ou se ele se trata apenas de uma pequena idéia fútil. Caso você realmente ache sua idéia ou pensamento tão importante assim, mostre-o ao mundo caso contrário é mais vantajoso direcionar um pensamento vazio ao lixo do que ferir o ouvido de um bom amigo."
mais uma vez vc acertou em cheio..kkk obrigado.
ResponderExcluirFINALMENTE PASSEI AQUI!!!!!!!
ResponderExcluirBem, sem muito o que falar...concordo com tudo e mais um pouco do que li nesse post hahahahah
"Por isso, preste bem atenção nas coisas que você diz, nas palavras que você direciona, nos pensamentos que você tem; saiba que tudo tem o seu momento certo e seja sábio para distinguir qual é a hora exata de abrir a boca."
Já quebrei tanto a cara por causa disso. Mas enfim...Não sabia que tinha esse dom pra escrever, amigo.
Não fiz um comentário, fiz um livro hahahahahah
Vou lendo tudo aqui aos poucos, prometo heheh