segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Leitura do mês de Janeiro.2 -> "Você tem a vida inteira":

HIV não mata. PRECONCEITO sim.
Ano: 2018 / Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Galera Record
Por: Lucas Rocha

No final de 2019 eu comprei cinco livros com temática LGBTQI+, sem saber do que a história se tratava. Terminei o último livro essa semana e posso dizer que, dos cinco títulos, dois deles me surpreenderam de forma positiva, o primeiro que eu li e esse último que é o livro que irei comentar abaixo.

Após a leitura eu comecei a pesquisar a opinião de outras pessoas na internet. Um dos comentários que mais me chamou a atenção foi de um garoto que dizia mais ou menos o seguinte: "O livro parece mais com uma cartilha sobre o HIV do que necessariamente uma história". 

Fiquei com essa frase na cabeça enquanto eu tentava formular uma opinião sobre a história que eu havia acabado de ler; e cheguei a conclusão de que realmente o livro pode até funcionar como uma cartilha, principalmente quando os personagens estão em consultas médias e tirando as dúvidas a respeito do vírus, mas não necessariamente quer dizer que isso seja um aspecto negativo da história, pelo contrário!

Seguindo um dos comentários de um dos personagens, é fácil romantizar uma situação quando você não está envolvido nela. E, realmente, é fácil falar "eu não tenho preconceitos", quando você não está sendo desafiado em sua zona de conforto. É fácil fingir que certas coisas não existem quando você acha que estas coisas estão fora de sua realidade; o difícil é perceber que o HIV e a AIDS, são assuntos que precisam ser discutidos e entendidos por qualquer pessoa. Justamente para que o preconceito não nos obrigue a agir e pensar de forma equivocada.

A maioria das questões abordadas na história ainda é desconhecida; e, somente quando alguns personagens expõem seus medos e preconceitos a respeito do vírus, é que nós, leitores, percebemos que também temos as mesmas questões e preconceitos dentro de nós mesmo. Quanto o autor lança questionamento através de diálogos, eu tenho a sensação de que ele está fazendo estes questionamentos diretamente a nós leitores.

Destaco aqui a passagem em que certo personagem tem medo de perder o emprego quando a sua doença é exposta e acaba chegando ao conhecimento da sua supervisora. Tive conhecimento de uma situação parecida em um local de trabalho; só que nesse caso, a pessoa superior não foi tão tolerante quanto à personagem da história.

Então sem mais demora, vamos à história: O livro é centrado em três personagens: Victor, Ian e Henrique. Os três têm seu destino alterado após dois deles receberem o diagnóstico em um centro de tratamento. 

Dois personagens são apaixonados e o terceiro entra na vida dos outros dois por acaso. Não acho necessário contar quem é quem nesse rolo, justamente para não estragar a história. 

Gostei da forma como o caminho dos três acaba se conectando. Achei os três personagens interessantes, com suas dúvidas, seus preconceitos, suas formas de encarar o mundo, os problemas que vão surgindo ao longo da história e a forma como o conhecimento acaba fazendo com que eles abram a mente.

A gente acaba se envolvendo e acompanhando um pouco do que é a caminhada após o diagnostico e, foi justamente isso, que em minha opinião tornou a leitura mais interessante. Aprendi termos e detalhes que eu não conhecia. Alguns interessantes, outros assustadores. 

A história tem muitas situações pesadas que acaba sendo amenizadas pela simplicidade da história de amor que rola entre os personagens. A amizade também é muito bem trabalhada aqui; o que mostra que amigos, em muitas situações, são mais valiosos que família. E por falar em família, eu senti falta de uma relação mais aprofundada entre os personagens e seus familiares; gostaria de saber qual seria a reação dos pais de um dos personagens após a descoberta do diagnóstico. Mas isso não afetou a leitura. 

Então se você procura um livro apaixonante, com personagens cativantes, eu indico este livro. Você vai embarcar em uma jornada que começa de forma escura e sombria até um final emocionante e completamente colorido.

Obs.: Essa é uma opinião pessoal.

Nota: ★★★★✩

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDOS AO MEU BLOG, DEIXEM UM COMENTÁRIO!!!!!